13 – SEGUNDA-FEIRA
28ª SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – ofício do dia)

Se levardes em conta, Senhor, nossas faltas, quem haverá de subsistir? Mas em vós se encontra o perdão (SI 129,3s).

Ao verem as ações de Deus na história, os seres humanos deveriam trilhar um caminho de maturidade na fé. Mas isso não acontece. Os constantes apelos por conversão feitos por Cristo são para nos dar vida verdadeira.

Primeira Leitura: Romanos 1,1-7

Início da carta de São Paulo aos Romanos – 1Paulo, servo de Jesus Cristo, apóstolo por vocação, escolhido para o Evangelho de Deus, 2que pelos profetas havia prometido, nas Escrituras, 3e que diz respeito a seu Filho, descendente de Davi segundo a carne, autenticado como Filho de Deus com poder, pelo Espírito de santidade que o ressuscitou dos mortos, Jesus Cristo, nosso Senhor. 4É por ele que recebemos a graça da vocação para o apostolado, a fim de podermos trazer à obediência da fé todos os povos pagãos, para a glória de seu nome. 6Entre esses povos estais também vós, chamados a ser discípulos de Jesus Cristo. 7A vós todos que morais em Roma, amados de Deus e santos por vocação, graça e paz da parte de Deus, nosso Pai, e de nosso Senhor, Jesus Cristo. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 97(98)

O Senhor fez conhecer a salvação.

1. Cantai ao Senhor Deus um canto novo, / porque ele fez prodígios! / Sua mão e o seu braço forte e santo / alcançaram-lhe a vitória. – R.

2. O Senhor fez conhecer a salvação / e, às nações, sua justiça; / recordou o seu amor sempre fiel / pela casa de Israel. – R.

3. Os confins do universo contemplaram / a salvação do nosso Deus. / Aclamai o Senhor Deus, ó terra inteira, / alegrai-vos e exultai! – R.

Evangelho: Lucas 11,29-32

Aleluia, aleluia, aleluia.

Oxalá ouvísseis hoje a sua voz: / Não fecheis os corações como em Meriba! (Sl 94,8) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, 29quando as multidões se reuniram em grande quantidade, Jesus começou a dizer: “Esta geração é uma geração má. Ela busca um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado, a não ser o sinal de Jonas. 30Com efeito, assim como Jonas foi um sinal para os ninivitas, assim também será o Filho do Homem para esta geração. 31No dia do julgamento, a rainha do Sul se levantará juntamente com os homens desta geração e os condenará. Porque ela veio de uma terra distante para ouvir a sabedoria de Salomão. E aqui está quem é maior do que Salomão. 32No dia do julgamento, os ninivitas se levantarão juntamente com esta geração e a condenarão. Porque eles se converteram quando ouviram a pregação de Jonas. E aqui está quem é maior do que Jonas”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

Ao longo desta semana, o evangelista Lucas nos mostrará como a salvação é rejeitada pelas elites espirituais de Israel. Os pecadores, no entanto, se abrem à mensagem de salvação, como outrora os habitantes de Nínive. Longe de se entristecer por não conseguir tocar o coração de todos, Jesus exulta de alegria pelos que escutam e se convertem. Característica do nosso ser religioso é a súplica, a ação de petição. Pedimos o auxílio divino porque temos consciência da finitude humana. Esse seria um gesto normal, não fosse a tendência humana de querer condicionar a ação divina aos nossos interesses demasiado mundanos. Os cristãos devem pedir em primeiro lugar a fidelidade e o acolhimento ao projeto salvífico que Deus tem para nós. Mais do que pedir a Deus, devemos ter a capacidade de escutar sua Palavra. O sinal de que Deus vem em nosso auxílio é a cruz de Cristo.

(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)

Fonte: Paulus