23 – QUINTA-FEIRA
29ª SEMANA DO TEMPO COMUM

(verde – ofício do dia)

Eu vos chamo, ó meu Deus, porque me ouvis, inclinai o vosso ouvido e escutai-me! Protegei-me qual dos olhos a pupila e abrigai-me à sombra de vossas asas (SI 16,6.8).

A liturgia nos recorda que conflitos e divisões existem porque nem todos acolhem com sinceridade o Evangelho de Jesus. Aqueles, porém, que o seguem fielmente produzem frutos que conduzem ao Reino definitivo.

Primeira Leitura: Romanos 6,19-23

Leitura da carta de São Paulo aos Romanos – Irmãos, 19uso uma linguagem humana por causa da vossa limitação. Outrora, oferecestes vossos membros como escravos para servirem à impureza e à sempre crescente desordem moral. Pois bem, agora, colocai vossos membros a serviço da justiça, em vista da vossa santificação. 20Quando éreis escravos do pecado, estáveis livres em relação à justiça. 21Que fruto colhíeis, então, de ações das quais hoje vos envergonhais? Pois o fim daquelas ações era a morte. 22Agora, porém, libertados do pecado e como escravos de Deus, frutificais para a santidade até a vida eterna, que é a meta final. 23Com efeito, a paga do pecado é a morte, mas o dom de Deus é a vida eterna em Jesus Cristo, nosso Senhor. – Palavra do Senhor.

Salmo Responsorial: 1

É feliz quem a Deus se confia!

1. Feliz é todo aquele que não anda / conforme os conselhos dos perversos; / que não entra no caminho dos malvados / nem junto aos zombadores vai sentar-se; / mas encontra seu prazer na lei de Deus / e a medita, dia e noite, sem cessar. – R.

2. Eis que ele é semelhante a uma árvore / que à beira da torrente está plantada; / ela sempre dá seus frutos a seu tempo † e jamais as suas folhas vão murchar. / Eis que tudo o que ele faz vai prosperar. – R.

3. Mas bem outra é a sorte dos perversos. † Ao contrário, são iguais à palha seca / espalhada e dispersada pelo vento. / Pois Deus vigia o caminho dos eleitos, / mas a estrada dos malvados leva à morte. – R.

Evangelho: Lucas 12,49-53

Aleluia, aleluia, aleluia.

Eu tudo considero como perda e como lixo / a fim de ganhar Cristo e ser achado nele! (Fl 3,8s) – R.

Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Lucas – Naquele tempo, disse Jesus aos seus discípulos: 49“Eu vim para lançar fogo sobre a terra e como gostaria que já estivesse aceso! 50Devo receber um batismo e como estou ansioso até que isso se cumpra! 51Vós pensais que eu vim trazer a paz sobre a terra? Pelo contrário, eu vos digo, vim trazer divisão. 52Pois daqui em diante, numa família de cinco pessoas, três ficarão divididas contra duas e duas contra três; 53ficarão divididos o pai contra o filho e o filho contra o pai, a mãe contra a filha e a filha contra a mãe, a sogra contra a nora e a nora contra a sogra”. – Palavra da salvação.

Reflexão:

O Evangelho que hoje lemos é de difícil interpretação, pois apresenta contradições em relação à mensagem anterior de Jesus, que sempre promoveu a união, a paz e a misericórdia. Como, então, nos diz hoje que veio trazer a divisão e a destruição? O fogo que Jesus traz não é fogo destruidor, mas o fogo do Espírito Santo, que infundirá vida e dinamismo nos seguidores de Jesus. Mas seu projeto, selado com seu sangue na cruz, vem abalar os fundamentos da sociedade injusta, por isso não será aceito por todos, gerando divisão. Jesus mostra que o caminho do bem nem sempre é consensual. Nem todos são capazes de ver a verdade da fé, nem todos têm a coragem de aceitar o caminho da justiça, nem todos estão dispostos a mudar de vida radicalmente. Exatamente por isso o cristão enfrenta resistência e oposição. Mas não há outro caminho, a não ser esse, para alcançarmos a santidade, produzirmos frutos bons e recebermos a vida eterna.

(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)

Fonte: Paulus