3 – QUINTA-FEIRA
SÃO TOMÉ, APÓSTOLO
(vermelho, glória, pref. dos apóstolos – ofício da festa)
Vós sois o meu Deus e eu vos dou graças; vós sois o meu Deus e eu vos exalto: eu vos dou graças porque vos tornastes para mim salvação (Sl 117,28.21).
Conhecido por sua proverbial incredulidade, Tomé passou da falta de fé a uma fé profunda no Cristo ressuscitado, manifestada na exclamação: “Meu Senhor e meu Deus!” O diálogo entre Tomé e o Ressuscitado nos impulsione a crer mesmo sem ver.
Primeira Leitura: Efésios 2,19-22
Leitura da carta de São Paulo aos Efésios – Irmãos, 19já não sois mais estrangeiros nem migrantes, mas concidadãos dos santos. Sois da família de Deus. 20Vós fostes integrados no edifício que tem como fundamento os apóstolos e os profetas, e o próprio Jesus Cristo como pedra principal. 21É nele que toda a construção se ajusta e se eleva para formar um templo santo no Senhor. 22E vós também sois integrados nessa construção, para vos tornardes morada de Deus pelo Espírito. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 116(117)
Ide por todo o mundo, a todos pregai o Evangelho.
1. Cantai louvores ao Senhor, todas as gentes, / povos todos, festejai-o! – R.
2. Pois comprovado é seu amor para conosco, / para sempre ele é fiel! – R.
Evangelho: João 20,24-29
Aleluia, aleluia, aleluia.
Acreditaste, Tomé, porque me viste. / Felizes os que creem sem ter visto (Jo 20,29). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo João – 24Tomé, chamado Dídimo, que era um dos doze, não estava com eles quando Jesus veio. 25Os outros discípulos contaram-lhe depois: “Vimos o Senhor!” Mas Tomé disse-lhes: “Se eu não vir a marca dos pregos em suas mãos, se eu não puser o dedo nas marcas dos pregos e não puser a mão no seu lado, não acreditarei”. 26Oito dias depois, encontravam-se os discípulos novamente reunidos em casa, e Tomé estava com eles. Estando fechadas as portas, Jesus entrou, pôs-se no meio deles e disse: “A paz esteja convosco”. 27Depois disse a Tomé: “Põe o teu dedo aqui e olha as minhas mãos. Estende a tua mão e coloca-a no meu lado. E não sejas incrédulo, mas fiel”. 28Tomé respondeu: “Meu Senhor e meu Deus!” 29Jesus lhe disse: “Acreditaste porque me viste? Bem-aventurados os que creram sem terem visto!” – Palavra da salvação.
Reflexão:
Provavelmente você já utilizou a expressão: “Preciso ver para crer!”. Fazemos uso dessa frase para evocar nossa incredulidade, sem recordar que ela tem sua origem no apóstolo Tomé. Também não recordamos que Tomé é muito maior do que um momento de incredulidade. O Evangelho de hoje nos mostra Tomé como modelo de fé, o discípulo que tem a certeza de que as feridas de Jesus são agora os sinais que revelam a identidade de Cristo, porque são expressão da sua paixão e morte por amor a todos nós. Modelo de discípulo que consegue professar profundamente sua fé: “Meu Senhor e meu Deus!”. Como escreveu Santo Agostinho: “Tomé via e tocava o homem, mas confessava sua fé em Deus”. Tomé simboliza todo discípulo que acredita no amor de Cristo, expresso nas suas chagas, e é capaz de confessá-lo como Senhor da história e Deus da humanidade.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
Fonte: Paulus