4 – SEXTA-FEIRA
13ª SEMANA DO TEMPO COMUM
(verde – ofício do dia)
Povos todos do universo, batei palmas, gritai a Deus aclamações de alegria (Sl 46,2).
As pessoas que se deixam conduzir por Deus podem realizar maravilhas em favor de uma multidão de irmãos e irmãs. Nós, seguidores de Jesus, celebremos com a disposição de pôr nossos dons a serviço do bem comum.
Primeira Leitura: Gênesis 23,1-4.19; 24,1-8.62-67
Leitura do livro do Gênesis – 1Sara viveu cento e vinte e sete anos 2e morreu em Cariat Arbe, que é Hebron, em Canaã. Abraão veio fazer luto por Sara e chorá-la. 3Depois, levantou-se de junto da morta e falou aos hititas: 4“Sou um estrangeiro e hóspede no vosso meio. Cedei-me como propriedade entre vós um lugar de sepultura, onde possa sepultar minha esposa que morreu”. 19Assim, Abraão sepultou Sara, sua mulher, na caverna do campo de Macpela, em frente de Mambré, que é Hebron, na terra de Canaã.
24,1Abraão já era velho, de idade avançada, e o Senhor o havia abençoado em tudo. 2Abraão disse ao servo mais antigo da sua casa, administrador de todos os seus bens: “Põe a mão debaixo da minha coxa 3e jura-me pelo Senhor, Deus do céu e da terra, que não escolherás para meu filho uma mulher entre as filhas dos cananeus, no meio dos quais eu moro; 4mas tu irás à minha terra natal, buscar entre os meus parentes uma mulher para o meu filho Isaac”. 5E o servo respondeu: “E se a mulher não quiser vir comigo para esta terra, deverei levar teu filho para a terra de onde saíste?” 6Abraão respondeu: “Guarda-te de levar meu filho de volta para lá. 7O Senhor, Deus do céu, que me tirou da casa do meu pai e da minha terra natal e que me falou e jurou, dizendo: ‘À tua descendência darei esta terra’, ele mesmo enviará seu anjo diante de ti e trarás de lá uma mulher para meu filho. 8Porém, se a mulher não quiser vir contigo, ficarás livre deste juramento; mas de maneira alguma levarás meu filho de volta para lá”. 62Isaac tinha voltado da região do poço de Laai-Rói e morava na terra do Negueb. 63Ao cair da tarde, Isaac saiu para o campo a passear. Levantando os olhos, viu camelos que chegavam. 64Rebeca também, erguendo os olhos, viu Isaac. Desceu do camelo 65e perguntou ao servo: “Quem é aquele homem que vem pelo campo ao nosso encontro?” O servo respondeu: “É o meu senhor”. Ela puxou o véu e cobriu o rosto. 66Então o servo contou a Isaac tudo o que tinha feito. 67Ele introduziu Rebeca na tenda de Sara, sua mãe, e recebeu-a por esposa. Isaac amou-a, consolando-se assim da morte da mãe. – Palavra do Senhor.
Salmo Responsorial: 105(106)
Dai graças ao Senhor, porque ele é bom.
1. Dai graças ao Senhor, porque ele é bom, / porque eterna é a sua misericórdia! / Quem contará os grandes feitos do Senhor? / Quem cantará todo o louvor que ele merece? – R.
2. Felizes os que guardam seus preceitos / e praticam a justiça em todo o tempo! / Lembrai-vos, ó Senhor, de mim, lembrai-vos / pelo amor que demonstrais ao vosso povo! – R.
3. Visitai-me com a vossa salvação, / para que eu veja o bem-estar do vosso povo, / e exulte na alegria dos eleitos, / e me glorie com os que são vossa herança. – R.
Evangelho: Mateus 9,9-13
Aleluia, aleluia, aleluia.
Vinde a mim, todos vós que estais cansados, / e descanso eu vos darei, diz o Senhor (Mt 11,28). – R.
Proclamação do Evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus – Naquele tempo, 9Jesus viu um homem, chamado Mateus, sentado na coletoria de impostos e disse-lhe: “Segue-me!” Ele se levantou e seguiu a Jesus. 10Enquanto Jesus estava à mesa, em casa de Mateus, vieram muitos cobradores de impostos e pecadores e sentaram-se à mesa com Jesus e seus discípulos. 11Alguns fariseus viram isso e perguntaram aos discípulos: “Por que vosso mestre come com os cobradores de impostos e pecadores?” 12Jesus ouviu a pergunta e respondeu: “Aqueles que têm saúde não precisam de médico, mas, sim, os doentes. 13Aprendei, pois, o que significa: ‘Quero misericórdia e não sacrifício’. De fato, eu não vim para chamar os justos, mas os pecadores”. – Palavra da salvação.
Reflexão:
O sacrifício era prática comum entre os povos antigos, muito presente no Antigo Testamento como prova de comunhão entre Deus e o ser humano. Com o tempo, porém, alguns rituais caíram na hipocrisia, idolatria e simples exterioridade. Nos Profetas, por exemplo, vemos diversas críticas a esses sacrifícios desprovidos de significado profundo. Jesus Cristo veio estabelecer a comunhão definitiva entre Deus e a humanidade, por isso os sacrifícios não são mais necessários. O que Jesus pede agora é a misericórdia. Quem pratica a misericórdia e segue Jesus já não está “separado”, tradução literal de “fariseu”. Aquele que é iluminado por Cristo se reconhece como pecador e deseja que Cristo entre em sua casa, no seu íntimo, para curar a enfermidade do pecado humano que existe em nós. Cristo não pretende que nos separemos do mundo, mas que reconheçamos e erradiquemos o pecado das nossas vidas.
(Dia a Dia com o Evangelho 2025 - PAULUS)
Fonte: Paulus