Orientações aos alunos

 

Google for Education

1. Identidade digital

No acesso a vários e diversos serviços da Internet, tais como: blog, e-mails, plataformas, em situações gerais em cada acesso a estes serviços é fornecido uma senha que deverá ser compartilhada apenas com os responsáveis legais pelo aluno, em hipótese alguma a senha deve ser compartilhada entre colegas. A senha passa neste caso a ser sua identidade digital. Caso algum aluno descubra a senha de colegas, professores, coordenadores e quaisquer outros e se passe por ele, poderá responder os responsáveis legais a situação processual.
Passar-se por outra pessoa é crime previsto no artigo 307 do Código Penal:” Atribuir–se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem.”

 

2. Cuidado com o acesso à internet

Tomem cuidados com o tipo de informações que trocam através das redes sociais e demais instrumentos que existem nos meios digitais. Elas podem deixá-los vulneráveis ao perigo.
Não é possível copiarmos informações, pois a mesma pode ter direito autoral e ou pode ser fake News. Muita atenção!!

 

3. Uso responsável e consciente as rede sociais

  •  tenha cuidado ao divulgar imagens suas e de seus familiares e amigos, especialmente imagens que identifiquem onde você está.
  •  não compartilhe informações pessoais nas redes sociais, como: endereço, nome de escola, dia em que a família viajará, etc.
  •  não divulgue hábitos frequentes e compromissos, por exemplo: onde você faz aulas de futebol ou de dança, qual clube frequenta e em que balada está.
  •  não use webcam para se comunicar com desconhecidos;
  •  não marque encontros pela Internet com quem não conhece; não faça vídeos ou deixe-se filmar ou fotografar em situações íntimas.
  •  altere as opções de privacidade oferecidas pelas redes sociais ou aplicativos.
  •  seja cuidadoso ao se associar a grupos, saiba antes quem são as pessoas que estão ali. denuncie, caso identifique abusos, tais como: imagens indevidas, perfis falsos…³ Alguns cuidados que devemos ensinar: ³ Disponível em: <http://www.cert.br/docs/palestras/certbr-santos2014.pdf>

 

4. Liberdade tem limite e é necessário respeito no meio digital

  • A Rede Beneditina vem salientar a importância do respeito e a utilização consciente e responsável dos recursos digitais, nestes recursos e meios tecnológicos se pode pensar que não serão descobertos ou que ficarão imunes a punições, porém cada máquina possui um IP, que é um código de identificação do instrumento/ máquina que cada pessoa está utilizando. A liberdade termina quando a do outro começa, desta forma muita atenção a toda utilização dos meios digitais. Uma outra situação que precisam estar atentos é que são responsáveis por tudo o que curtem, aceitam e compartilham em todos os veículos de comunicação digital.
  • As crianças, adolescentes e jovens tem muita facilidade de utilização de diversos canais de comunicação e nestes lugares apresentam posturas que às vezes desconhecemos, pois no mundo presencial são outras pessoas, algo que precisamos ficar atentos, pois nas mídias sociais pensam ter uma “falsa liberdade” e com isso se tornam inconsequentes, lá se expressam, falam o que pensam, dão opiniões impulsivas, compartilham conteúdos produzidos por terceiros e etc. Mas esse ambiente virtual precisa ser usado com consciência e responsabilidade, já que uma vez o que é postado em frações de segundos já corre o mundo, tornando-se incontrolado a propagação do conteúdo. Porém essa postura requer atenção:“Pois, se fizerem postagens e comentários sem responsabilidade, caso elas sejam consideradas crimes (mesmo parecendo apenas brincadeiras), estarão sujeitos às medidas precisas no Código Penal, ou no Estatuto da Criança e Adolescente. Além disso, podem colocar pais e responsáveis numa situação complicada, visto que estes respondem civilmente pelos atos causados pelos menores sob sua tutela. Todos os alunos qu usam tanto a Internet sabem que, se postarem ou compartilharem conteúdos, fotos ou vídeos que ofendam ou denigram a imagem de outras pessoas, podem estar praticando um crime ― ato infracional ― (racismo, calúnia, injúria, difamação, dentre outros)?”

 

5. Cyberbullying

Cyberbullying (que, por sinal, é o mesmo que bullying) é algo muito grave e caracteriza-se por intimidar, pela Internet, outra pessoa, com insultos e apelidos pejorativos, colocando-a em isolamento, excluindo-a ou diferenciando-a dos outros. Mas, talvez o que você não saiba é que o bullying é um crime previsto na Lei nº 13185/2015.

  • DIRETOS: quando há insulto, xingamento, apelidos humilhantes;
  • MORAL: quando o agressor difama alguém, espalha boatos ou o acusa de crimes não praticados.
  • SEXUAL: quando ocorre assédio, indução ou abusos.
  • SOCIAL: quando o agressor ignora, isola ou exclui a vítima.
  • PSICOLÓGICO: quando há ameaças, perseguição, intimidação, chantagens.
  • FÍSICO: quando há atos de violência física.
  • VIRTUAL: ocorre a partir da postagem de conteúdos digitais que visam causar danos à vítima. 

 

6. Regras para as aulas não presenciais

  • Quando entrar nas aulas on-line escolha um lugar tranquilo, onde você possa se concentrar;
  • Para conexão funcionar bem desligue seu microfone e aguarde sua vez para falar;
  • Cumpra os horários de todas as aulas, não deixe de assistir apresentação do professor por falta de afinidade à disciplina, isso acarretará prejuízos para sua formação. Caso ocorra atraso no início da aula, procure perguntar somente no chat e evite tirar atenção dos colegas;
  • Para que ocorra a interação nas aulas, todos os participantes deverão abrir as câmeras de seu equipamento. Procure se localizar de forma que a webcam não mostre nada que chame atenção dos colegas. Caso o seu equipamento não tenha esse recurso, peça para seu responsável enviar um e-mail para o professor coordenador da sua turma, justificando a impossibilidade de utilizar este acessório;
  •  Mantenha o material a ser utilizado organizado e acessível de acordo com o horário das aulas;
  •  Extremamente é vedado o uso do chat para brincadeiras e conversas paralelas com os colegas com assuntos não pertinentes a aula. Usar o chat somente para tirar dúvidas referentes aos conteúdos;
  •  Faça da tecnologia uma aliada nos estudos em casa, assista as videoaulas, vídeos, videoconferências, filmes, e realize todas as atividades propostas pelos seus professores; Evite procrastinar, ou seja, o famoso deixar para depois, neste momento é muito importante ter responsabilidade e disciplina para estudar de forma eficiente,mantenha seus cadernos em dia, registrando todas as aulas assistidas e exemplificadas, faça as correções de atividades desenvolvidas, não deixe acumular, ou atrasar a entrega das tarefas/ trabalhos;
  •  Lembre-se que o respeito é essencial em todos os momentos, principalmente nas aulas on-line, pois tudo que se faz no mundo virtual respinga no mundo real. Participe das aulas com comprometimento e seriedade. É expressamente ilícita a prática do cyberbullying durante as aulas, ou depois das mesmas;
  • É importante ressaltar que a prática do plágio é vedada. Pois copiar, alterar ou modificar os conteúdos adquiridos na internet e entregá-los aos seus professores como de sua autoria, pode gerar grandes consequências para o seu aprendizado e, além disso, é crime;Art.184 código penal
  • Não compartilhe suas senhas e login com outras pessoas. Sempre que não forem usar mais a máquina encerre a sessão (fazer logout);
  • Participar efetivamente das salas de aulas virtuais, bem como dos grupos criados por cada disciplina a fim de agilizar e particularizar o espaço de forma propícia à simbiose do conhecimento;
  • Entre nas aulas com sua identidade digital, não passe por outra pessoa, pois esta atitude é conhecida como falsa identidade“Atribuir-se ou atribuir a terceiro falsa identidade para obter vantagem, em proveito próprio ou alheio, ou para causar dano a outrem” Art.307 código penal. Essa atitude não é boa e pode causar vários transtornos.

 

7 – Dicas de organização de um ambiente favorável para estudo

É possível ensiná-los a estudar, seguindo algumas dicas simples, mas que auxiliam bastante na aprendizagem:

  •  Estude em local tranquilo, sem distrações (celular, tv e afins);
  •  Organize o local e o material de estudo;
  •  Separe e organize as disciplinas que vai estudar, colocando prioridades;
  •  Leia suas anotações ou o livro e utilize marca texto / lápis de cor, para destacar pontos importantes do conteúdo;
  •  Faça resumos semanais, sem deixar acumular matéria;
  •  Utilize tópicos, esquemas, balões e canetas coloridas (estímulo visual organizado é super importante);
  •  Coloque lembretes (post – its) nas páginas, caso precise fazer uma tarefa ou tenha que tirar dúvidas daquele ponto com o professor;
  •  Lembre-se: o estudo deve ser constante e não só para fazer provas;
  •  Aula dada → aula estudada;
  •  Respeite seu corpo: cansaço, má alimentação e sono não ajudam na aprendizagem! Tenha uma rotina adequada;
  •  Crie uma mochila virtual organize seus trabalhos, arquivos, imagens, links, apresentações.

Nossas Escolas

 

Acolher, Assistir, Educar

Residencial Divina Providência

 

Hospedagem de Idosos

Estruturado em uma ampla área verde, a Residencial Divina Providência conta com profissionais qualificados e serviços próprios para melhor acolher os idosos.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã e proteger e amparar o idoso.

Missão

01

Confiante na Divina Providência a ABEAS tem como missão: Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã; proteger e amparar o idoso, primando pela qualidade e excelência das tarefas que essa missão exige.

Visão

02

A ABEAS almeja ser reconhecida pela excelência na formação integral, humanista e cristã de crianças, adolescentes e jovens e pela qualidade acadêmica; preservar e difundir o trabalho da rede de escolas e das obras assistenciais; primar pela satisfação dos alunos, idosos, assistidos, familiares e parceiros; evoluir continuamente a qualificação docente e técnico-administrativa.

Valores

03

São valores imprescindíveis: a crença em Deus, na família e na dignidade humana; a honestidade, solidariedade e paz; a partilha de bens e saber com todos; a liberdade de aprender, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o respeito e apreço à liberdade, à tolerância, ao ambiente harmônico, ao perdão e à cultura de paz; a defesa da vida e o cuidado da natureza; uso consciente, responsável e saudável da inovação e transformação digital.