Orientações aos Responsáveis

 

Google for Education

1.  Estimulem seus filhos ao uso consciente da Internet 

A utilização da Internet por crianças, adolescente e jovem precisa ser consciente e exige do responsável acompanhamento, diálogo e orientações. É  necessário um trabalho de escuta atenta em relação às experiências desses usuários,  monitorar os sites, jogos, programas que gostam de utilizar, e com quem e de que forma se relacionam na Internet.Portanto, propõe-se aos pais que promovam uma relação de confiança com seus filhos e os estimulem a contarem tudo o que acontece com eles de agradável, ou desagradável no mundo virtual. É importante que os jovens sejam orientados constantemente na utilização da WEB, lembrando que sendo ele menor, não é responsável pelos seus atos. Diante desta perspectiva tudo que o púbere fizer na Internet é de responsabilidade civil e criminal do seu responsável legal em vigência.

2. Cuidado com os estranhos na utilização da Internet 

Na Internet se pode achar pessoas adultas oportunistas e/ou mal intencionadas, orientem ao jovens a não conversar com quem não faz parte do seu convívio social presencialmente. Amizades com desconhecidos na internet podem trazer sérias consequências emocionais e psicológicas, pois a criança ou o adolescente,que não tem noção do perigo, fica vulnerável a grandes adversidades. É necessária uma consciência de que as redes sociais podem causar prejuízos irreparáveis para os usuários sem o necessário acompanhamento por parte dos responsáveis. Esclareçamo perigo de uma criança, de um adolescente e de um jovem marcar encontros com pessoas que conheceram pela internet, e que caso aconteça de surgir um convite desta natureza devem comunicar imediatamente aos pais. Corrobora-seque o melhor encaminhamento é o diálogo com os filhos e atenção constante a este veículo de comunicação social. 

3. Privacidade e o respeito ao próximo 

Ajude seu filho a configurar o perfil dele para que suas atividades, informações pessoais (exemplo: endereço, telefone e etc) sejam privadas. Importante que orientem o adolescente e a criança para não aceitar o convite de amizades de pessoas desconhecidas ou pessoas que não sejam próximas. Sinalizem a importância de respeitar e proteger a privacidade de outras pessoas, “não passando informações, como onde trabalham ou coisas que compraram, e nem postando sem autorização fotos e vídeos em que outras pessoas aparecem.”  

Assim, sugere- se aos responsáveis que saibam os navegadores, aplicativos e senhas das crianças, dos adolescentes e jovens e/ ou utilizem ferramentas disponíveis para o acompanhamento dos mesmos na Internet, conforme sugerido no item 6 deste documento. 

4. Bullying e Cyberbullying 

Nas unidades da Rede Beneditina, há muitos anos trabalha veementemente o respeito e a vivência de valores, desta forma é combatido constantemente atitudes de bullying no ambiente escolar. 

Porquanto solicita aos responsáveis a atenção em ações que possam causar desrespeito no âmbito da Internet, é necessário um cuidado permanente aos atos que possam ocorrer de Cyberbullying, pois as atitudes tais como:criar conteúdos humilhantes e brincadeiras sem limites para ofender os colegas, os professores, os coordenadores e demais pessoas do ambiente escolar ou não, podem causar graves prejuízos aos responsáveis legais do aluno, pois os mesmos poderão ser responsabilizados legalmente pelos atos de seu (ua) filho (a).

 E também promovam reflexões sobre a falta de respeito na internet,pedido que o jovem se coloque no lugar da vítima e pense  se gostaria de ser colocado em situação vexatória. 

 Bem como é necessário dar atenção à vítima que sofre de atos como este, verifiquem se a criança, o adolescente e o jovem apresentam sintomas como: depressão, baixa autoestima, ansiedade, agressividade, medo e sentimento negativo.

 Por isso, a parceria da família e da escola é muito importante, caso os responsáveis observem atitudes deste porte tanto de quem realiza o ato e de quem recebe, o Instituto está disponível para ajudar na orientação. 

5. Sugestões de recurso de segurança disponível 

“O Controle Parental (ou Controle dos Pais) é um conjunto de recursos de segurança disponível em diversos sistemas operacionais, sites e equipamentos, como roteadores e consoles de jogos”. Também pode ser instalado por meio de aplicativos pagos ou gratuitos. Os recursos do Controle Parental variam de acordo com a forma como são disponibilizados. Por exemplo:

– Sites de pesquisa: permitem definir filtros de acordo com a classificação etária do conteúdo;

– Sistemas operacionais: permitem restringir os sites que as crianças podem (ou não podem) acessar, os aplicativos que elas podem executar, com quem elas podem se comunicar e definir limites de tempo, como o tempo máximo de uso por dia, horário de dormir e regras específicas para dias úteis e de finais de semana. Também impedem a troca de senha e mostram o histórico de atividades, incluindo sites visitados e aplicativos usados;

– Lojas do sistema operacional: permitem definir o nível de classificação (livre ou por idade) para os aplicativos que as crianças podem comprar, baixar e instalar ou ainda para os filmes que elas podem assistir e livros que podem ler;

– Usuários e perfis restritos: permitem criar tipos especiais de contas nas quais as atividades são restritas e supervisionadas;

– Serviços via alteração de DNS 1: permitem filtrar os sites acessados, por meio da alteração dos servidores de DNS configurados nos equipamentos que as crianças usam ou no roteador da rede residencial. Esses servidores possuem regras específicas para impedir o acesso a sites maliciosos ou restritos a menores de 18 anos (por exemplo, com conteúdo pornográfico). https://internetsegura.br/pdf/guia-internet-segura-pais.pdf

Nossas Escolas

 

Acolher, Assistir, Educar

Residencial Divina Providência

 

Hospedagem de Idosos

Estruturado em uma ampla área verde, a Residencial Divina Providência conta com profissionais qualificados e serviços próprios para melhor acolher os idosos.

MISSÃO, VISÃO E VALORES

Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã e proteger e amparar o idoso.

Missão

01

Confiante na Divina Providência a ABEAS tem como missão: Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã; proteger e amparar o idoso, primando pela qualidade e excelência das tarefas que essa missão exige.

Visão

02

A ABEAS almeja ser reconhecida pela excelência na formação integral, humanista e cristã de crianças, adolescentes e jovens e pela qualidade acadêmica; preservar e difundir o trabalho da rede de escolas e das obras assistenciais; primar pela satisfação dos alunos, idosos, assistidos, familiares e parceiros; evoluir continuamente a qualificação docente e técnico-administrativa.

Valores

03

São valores imprescindíveis: a crença em Deus, na família e na dignidade humana; a honestidade, solidariedade e paz; a partilha de bens e saber com todos; a liberdade de aprender, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o respeito e apreço à liberdade, à tolerância, ao ambiente harmônico, ao perdão e à cultura de paz; a defesa da vida e o cuidado da natureza; uso consciente, responsável e saudável da inovação e transformação digital.