Ensino Fundamental - 6º ao 9º ano

 

Instituto Pio XI

 

Acolher, Assistir e Educar

 

A preocupação inicial desse nível de ensino é proporcionar ao educando a necessária adaptação de uma nova forma de organização escolar e as novas exigências na relação estudo e aprendizado. É um período de grande transição. O currículo escolar se volta ao desenvolvimento da capacidade de abstração, aplicação, protagonismo, colaboração, responsabilidade e ética.

O desencadear de uma proposta interdisciplinar de trabalho pedagógico, integralizando as atividades das diversas áreas do currículo, deve propiciar uma aprendizagem significativa e ampla dos conhecimentos e conteúdos escolares.

Nesta faixa etária, a formação da inteligência é caracterizada pela maior capacidade de abstração e de reflexão; enfatizando atitudes de consideração respeitosa pelas ideias e opiniões do outro; a necessidade de analisar em profundidade os problemas e situações; a emissão de opiniões responsáveis e de argumentação fundamentada, assim como a maior autonomia para estudar; encontrar e selecionar informações embasada em critérios para decidir e construir conhecimentos.

Nesse período de estudo, é que pode expandir o conhecimento da própria identidade da sociedade, da diversidade cultural brasileira de outras realidades e culturas que estão na base da convivência cooperativa e democrática, assim como o incentivo às atitudes mais esquematizadas de ação, avaliação dos resultados e iniciativa de tomada de decisões.

O desencadear de uma proposta interdisciplinar de trabalho pedagógico, integralizando as atividades das diversas áreas do currículo, deve propiciar uma aprendizagem significativa e ampla dos conhecimentos e conteúdos escolares.

 

Diferenciais da Ensino Fundamental do 6º ao 9º ano no Instituto Pio XI:

 
  • 9º ano focado em preparar para o Ensino Médio e ingresso no ensino superior

    Oportunizamos palestras e atividades compartilhadas voltadas para o Novo Ensino Médio.

  • Projeto de iniciação ciêntífica
    Através de aulas práticas, no laboratório, e expositivas.

  • Adatação ao Novo Ensino Médio

    Orientações aos pais e alunos acerca do novo contexto escolar que será experimentado por eles.

  • Encontros de estudo para o Fórum de Simulação da ONU
    Através da prática de dinâmicas e reflexões sobre a temática atual.

  • Educação Financeira
    Como: Dentro das disciplinas de Empreendedorismo e Matemática
    Por quem: Pelo especialista da disciplina

  • Ecossistema de Aprendizagem Inovador (EAI), que traz soluções que enriquecem e complementam a educação da sala de aula
    Trabalhamos a temática através de saídas culturais, dinâmicas internas e atividades diferenciadas e reflexivas.

     

  • Letramento Digital /Projeto Maker, para formar estudantes criadores e/ou programadores com os algoritmos em aulas de Tecnologia e Robótica
    A partir de aulas práticas no laboratório de robótica e/ou em salas voltadas para o desenvolvimento tecnológico. Além
    disso, os alunos são oportunizados a experimentarem essas práticas diferenciadas nas trilhas.

     

  • Parceria de atividades extracurriculares (capoeira, circo, oratória, programação)
    Aulas extraclasse de: Monitoria de Física e de Química, Coral e treinos esportivos.
    Aulas extracurriculares de: Teatro, jazz,
    judô, robótica e teatro.

     

  • Oficina de Redação

    Dentro da particularidade de cada segmento, a redação faz parte da matriz curricular.

  • Escola Para Pais
    A partir da orientação familiar por meio de debates, reflexões sobre o papel educativo da família, troca de conhecimentos e experiências pessoais, dispondo de palestras e debates com profissionais qualificados.

     

  • Projeto de Empreendedorismo
    Dentro da particularidade de cada segmento, a disciplina é trabalhada de forma teórica e prática através da sua culminância.

     

  • Projeto de incentivo à leitura de livros e jornais
    Dentro da particularidade de cada segmento, o incentivo é feito por meio de atividades diversificadas, tais como: empréstimo de livros, projeto recreio literário, projeto de leitura, literaturas bimestrais, contação de história, teatro interno e externo (dramatização).

     

  • Projetos para reconhecer esforços de alunos (brindes)
    Por meio da prática de premiação através de medalhas, apresentações de talentos, exposição de trabalhos com a participação dos responsáveis.

     

  • Disponibilizar cadernos de atividades, livros da Coleção da Rede e materiais didáticos constantemente
    atualizados aos alunos

    São diponibilizados materiais de qualidade aprovados pela equipe pedagógica e necessários para cada segmento.

     

  • Laboratório de artes e ciências
    Ambientes com materiais apropriados para o desenvolvimento das disciplinas de Arte, Ciências Humanas e da Natureza.
 
 
 
MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REDE BENEDITINA

Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã e proteger e amparar o idoso.

Missão

01

Confiante na Divina Providência a ABEAS tem como missão: Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã; zelar pela qualidade da educação preparando profissionais do futuro com sólidos princípios éticos; proteger e amparar o idoso, primando pela qualidade e excelência das tarefas que essa missão exige.

Visão

02

A ABEAS almeja ser reconhecida pela excelência na formação integral, humanista e cristã de crianças, adolescentes e jovens e pela qualidade acadêmica; preservar e difundir o trabalho da rede de escolas e das obras assistenciais; primar pela satisfação dos alunos, idosos, assistidos, familiares e parceiros; evoluir continuamente a qualificação docente e técnico-administrativa.

Valores

03

São valores imprescindíveis: a crença em Deus, na família e na dignidade humana; a honestidade, solidariedade e paz; a partilha de bens e saber com todos; a liberdade de aprender, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o respeito e apreço à liberdade, à tolerância, ao ambiente harmônico, ao perdão e à cultura de paz; a defesa da vida e o cuidado da natureza; uso consciente, responsável e saudável da inovação e transformação digital.