Ensino Médio

 

Instituto Pio XI

 

Acolher, Assistir e Educar

Nesse período de ensino, o alvo recai na autonomia intelectual e no pensamento crítico do jovem que deve ter condições de aprender a aprender, em cada novo contexto, buscando fonte de informações, selecionando as mais relevantes para seus propósitos, elaborando raciocínios, estabelecendo relações entre os conhecimentos e conteúdos escolares com os fatos do cotidiano, relacionando-os com o mundo que o cerca. Deste modo, o trabalho escolar deve oportunizar o desenvolvimento da capacidade de aprender e de continuar aprendendo na constituição de significados verdadeiros das ciências, das letras e artes, no domínio dos princípios científicos e tecnológicos, na competência e no uso das linguagens, no conhecimento das diversas áreas profissionais.

No Ensino Médio o foco é a consolidação da autonomia e do protagonismo com o aluno, assim como o rigor acadêmico. É caracterizado como um tempo de escolhas e decisões, especialmente em relação ao mercado de trabalho. É o momento para que executem ações que auxiliem o aluno na construção do seu projeto pessoal de vida.

 

Diferenciais da Ensino Médio e Novo Ensino Médio no Instituto Pio XI:

 
  • Laboratório Inteligência de Vida (LIV), para estudantes tomarem decisões pessoais e profissionais de forma consciente/informada

    Trabalhamos a Semana da Informação Profissional com palestrantes externos e testes de orientação vocacional.

  • Projeto de iniciação ciêntífica
    Através de aulas práticas, no laboratório, e expositivas.

  • Simulados para vestibular e ENEM

    Com a utilização do sistema de ensino SAS.

  • Feiras de profissões, palestras e visita às grandes universidade
    Visita às universidades.

  • Serviço De Orientação Profissional e Vocacional, com organização do tempo, identificação de dificuldades e soluções para manter o ritmo para o vestibular e ENEM
    Através de aulões com foco no ENEM.

  • Encontros de estudo para o Fórum de Simulação da ONU
    Através da prática de dinâmicas e reflexões sobre a temática atual.

  • Educação Financeira
    Como: Dentro das disciplinas de Empreendedorismo e Matemática
    Por quem: Pelo especialista da disciplina

  • Ecossistema de Aprendizagem Inovador (EAI), que traz soluções que enriquecem e complementam a educação da sala de aula
    Trabalhamos a temática através de saídas culturais, dinâmicas internas e atividades diferenciadas e reflexivas.

  • Letramento Digital /Projeto Maker, para formar estudantes criadores e/ou programadores com os algoritmos em aulas de Tecnologia e Robótica
    A partir de aulas práticas no laboratório de robótica e/ou em salas voltadas para o desenvolvimento tecnológico. Além
    disso, os alunos são oportunizados a experimentarem essas práticas diferenciadas nas trilhas.

  • Parceria de atividades extracurriculares (capoeira, circo, oratória, programação)
    Aulas extraclasse de: Monitoria de Física e de Química, Coral e treinos esportivos.
    Aulas extracurriculares de: Teatro, jazz,
    judô, robótica e teatro.

  • Oficina de Redação

    Dentro da particularidade de cada segmento, a redação faz parte da matriz curricular.

  • Escola Para Pais
    A partir da orientação familiar por meio de debates, reflexões sobre o papel educativo da família, troca de conhecimentos e experiências pessoais, dispondo de palestras e debates com profissionais qualificados.

  • Projeto de Empreendedorismo
    Dentro da particularidade de cada segmento, a disciplina é trabalhada de forma teórica e prática através da sua culminância.

  • Projeto de incentivo à leitura de livros e jornais
    Dentro da particularidade de cada segmento, o incentivo é feito por meio de atividades diversificadas, tais como: empréstimo de livros, projeto recreio literário, projeto de leitura, literaturas bimestrais, contação de história, teatro interno e externo (dramatização).

  • Projetos para reconhecer esforços de alunos (brindes)
    Por meio da prática de premiação através de medalhas, apresentações de talentos, exposição de trabalhos com a participação dos responsáveis.

  • Disponibilizar cadernos de atividades, livros da Coleção da Rede e materiais didáticos constantemente
    atualizados aos alunos

    São diponibilizados materiais de qualidade aprovados pela equipe pedagógica e necessários para cada segmento.

  • Laboratório de artes e ciências
    Ambientes com materiais apropriados para o desenvolvimento das disciplinas de Arte, Ciências Humanas e da Natureza.
 
 
 
MISSÃO, VISÃO E VALORES DA REDE BENEDITINA

Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã e proteger e amparar o idoso.

Missão

01

Confiante na Divina Providência a ABEAS tem como missão: Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã; zelar pela qualidade da educação preparando profissionais do futuro com sólidos princípios éticos; proteger e amparar o idoso, primando pela qualidade e excelência das tarefas que essa missão exige.

Visão

02

A ABEAS almeja ser reconhecida pela excelência na formação integral, humanista e cristã de crianças, adolescentes e jovens e pela qualidade acadêmica; preservar e difundir o trabalho da rede de escolas e das obras assistenciais; primar pela satisfação dos alunos, idosos, assistidos, familiares e parceiros; evoluir continuamente a qualificação docente e técnico-administrativa.

Valores

03

São valores imprescindíveis: a crença em Deus, na família e na dignidade humana; a honestidade, solidariedade e paz; a partilha de bens e saber com todos; a liberdade de aprender, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o respeito e apreço à liberdade, à tolerância, ao ambiente harmônico, ao perdão e à cultura de paz; a defesa da vida e o cuidado da natureza; uso consciente, responsável e saudável da inovação e transformação digital.