Histórico
Instituto São Pio X
A História do Instituto São Pio X é vida de muitas vidas.
A educação deve ser o sonho de cada um e o compromisso de todos, para que o homem se humanize e a sociedade se renove.
1961 – As Irmãs Beneditinas da Divina Providência compraram uma chácara cultivada, bonita e rica “em frutos da terra”, do Senhor Corrado Pelleschi, situada à Rua 28, atual São Bento, no bairro de Quitaúna, Município de Osasco, São Paulo. O objetivo da compra era construir uma casa de formação para as futuras Irmãs. Isto, porque São Paulo oferecia mais e melhores condições para as exigências de formação.
13/03/62 – Nesse ano fez-se presente a primeira comunidade das Irmãs Beneditinas, em Quitaúna, formada pelas Irmãs: Maurícia Laboranti, Lídia Berlengui e em 12/05/65 as Irmãs: Fátima Brina, Nazaré Amboni e Adriana Simon. De maneira simples e informal, as Irmãs puseram logo em prática o Apostolado específico da Congregação: Acolher, Assistir e Educar a infância e juventude” (Cf. Const. art.5º).
12/12/62 – Iniciaram-se os preparativos do local para a Escolinha que se chamou Instituto “São Pio X”.
03/03/63 – Recebe a autorização do MEC para iniciar as aulas a um grupo de 47 crianças. Sua primeira diretora foi a Irmã Nazaré Amboni.
16/08/65 – Teve seu registro definitivo na SEC.
1966 a 1967 – Teve como diretora a Irmã Terezinha Billo.
1968 – Assume a Direção do Instituto “São Pio X”, Irmã Maura Moreira.
1970 – Inaugura-se o primeiro Pavilhão Escolar, agora com a capacidade para 419 alunos.
10/07/79 – O MEC aprova o 1º Grau completo, reconhecido pela Portaria COGESP, publicada no Diário Oficial.
1980 – Inaugura-se mais um Pavilhão Escolar que possibilitou a matrícula de 2334 alunos.
16/06/84 – É inaugurado o Ginásio Poli-Esportivo.
1990 – Inauguração do novo Pavilhão Escolar; novas Salas de Aula, Biblioteca, Museu, Capelinha e o Salão de Festas/Audiovisual.
1992 – Foi autorizado pelos órgãos competentes o funcionamento do 2º grau, o Ensino Médio de hoje.
1994 – O Colégio passou a ser dirigido pela Irmã Maria José Baldessar, que buscou levar avante os desafios que a Educação sempre apresenta.
2016 – Irmã Bárbara Cristina Ferreira Britto assume a Direção do Instituto São Pio X.
2018 – Irmã Fabiana assume a Direção do Instituto São Pio X.
Hoje, o Instituto São Pio X desfila elegante, em suas linhas arquitetônicas harmonioso, em seu conjunto moderno, em seus equipamentos, e qualificado em sua metodologia de Ensino.
Agende uma visita
Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã e proteger e amparar o idoso.
Missão
01
Confiante na Divina Providência a ABEAS tem como missão: Acolher, Assistir e Educar a criança, o adolescente e o jovem por meio da formação integral, humanista e cristã; zelar pela qualidade da educação preparando profissionais do futuro com sólidos princípios éticos; proteger e amparar o idoso, primando pela qualidade e excelência das tarefas que essa missão exige.
Visão
02
A ABEAS almeja ser reconhecida pela excelência na formação integral, humanista e cristã de crianças, adolescentes e jovens e pela qualidade acadêmica; preservar e difundir o trabalho da rede de escolas e das obras assistenciais; primar pela satisfação dos alunos, idosos, assistidos, familiares e parceiros; evoluir continuamente a qualificação docente e técnico-administrativa.
Valores
03
São valores imprescindíveis: a crença em Deus, na família e na dignidade humana; a honestidade, solidariedade e paz; a partilha de bens e saber com todos; a liberdade de aprender, pesquisar e divulgar a cultura, o pensamento, a arte e o saber; o respeito e apreço à liberdade, à tolerância, ao ambiente harmônico, ao perdão e à cultura de paz; a defesa da vida e o cuidado da natureza; uso consciente, responsável e saudável da inovação e transformação digital.